O rebranding do Marxismo

No início da segunda metade do século XIX o Marxismo competia com outros tipos de socialismos e com o anarquismo. Todos esses movimentos de esquerda giravam em tono dos direitos dos trabalhadores como o direito de se organizar e o direito a ter tempo livre para gastar. O Marxismo marcou três gols na competição com os demais tipos de socialismo que existiam. O primeiro gol foi a contagiante indignação de Marx sobre maneira como viviam os trabalhadores na Inglaterra, que ajudou o movimento trabalhista de toda a Europa. O segundo gol foi a eliminação da competição, quando quase todos os insurgentes da Comuna de Paris foram mortos durante a rebelião de 18 de março a 28 de maio de 1871. O terceiro gol foi o rebranding do Marxismo como uma ciência, ocorrido na década de 1890.

A considerável melhora nas condições dos trabalhadores britânicos no último quarto do século XIX, fez com que a ‘lei da incrementação da miséria’ de Marx perdesse a sua validade. Entretanto, isso não foi suficiente para desconvencer os Marxistas de carteirinha. Nessa altura, a revolução Marxista da Rússia, onde as mesmas melhorias nas condições do trabalho ainda não haviam ocorrido, já estava em plena fase de planejamento.

Em 1895, o ano da publicação do segundo volume de O Capital, intitulado O processo de circulação do capital, e que ocorreu doze anos depois da morte de Marx, o Marxismo já era a ideologia dominante na Rússia. A implicação disso é que os intérpretes de Marx já haviam feito suas próprias interpretações sobre a teoria do trabalho e essas eram na maioria incorretas. No início do século XX, o Marxismo russo convivia com diversas visões desencontradas sobre a teoria de Marx.


Jo Pires-O’Brien é a editora de PortVitoria: www.portvitoria.com – revista eletrônica dedicada às comunidades falantes de português e espanhol de todo o mundo.

***
Check out PortVitoria, a biannual digital magazine of current affairs, culture and politics centered on the Iberian culture and its diaspora.

PortVitoria offers informed opinion on topics of interest to the Luso-Hispanic world. Its content appears in Portuguese, Spanish &/or English.

Help PortVitoria to continue by putting a link to it in your blog or Facebook account.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s